sexta-feira, 19 de julho de 2013

Solucionador de Problemas..............dos outros!

Wesley procurou Pedro um pouco antes do almoço para avisar que passou na fábrica e encontrou um problema com o equipamento que estava sob sua responsabilidade. Marcou uma reunião para conversar sobre o assunto. Estava muito preocupado. Disse que tinha uma falha no projeto.

Wesley trabalha na mesma área que Pedro, porém responde por um equipamento diferente. Começou muito cedo na empresa, trabalhou no chão de fábrica e acumulou uma bela experiencia a custa dos seus próprios erros. Hoje possui um cargo razoável.   

Pedro, por outro lado, é novo na empresa, foi contratado direto como coordenador. Estudou bastante, tem pouca experiência prática, porém trabalha alinhado com as modernas diretrizes de gestão que exigem que se faça certo da primeira vez. 

Correu para imprimir os projetos antes da reunião. No corredor encontrou Marcos que citou que estava com Wesley observando as falhas do equipamento.

Wesley é o que eu chamo de um solucionador de problema dos outros. Todos nós erramos e por isso trabalhamos na prevenção e solução dos problemas. Porem, algumas pessoas erram de mais e não sabem lidar com as criticas e cobranças com relação aos seus erros. Por isso elas estão sempre antenadas em encontrar erros de outras pessoas. Seja para tirar do foco seus próprios erros ou simplesmente aparecer. Se o erro for de alguém da mesma área então, melhor ainda!

Durante a reunião ele se mostrou muito preocupado com o impacto que falha poderia causar, ficou abismado por o problema ter ocorrido, sugeriu o envolvimento de varias áreas e chefias na sua solução e emprestou toda a sua experiência e sabedoria para ajudar a resolver o problema. Porém era um problema simples que foi facilmente resolvido internamente. 

Ao final da  reunião Wesley enviou um email para Pedro e para os outros envolvidos com copia para o seu próprio chefe. Esse email se juntou a tantos outros nos arquivos de emails inúteis de Pedro

Eu não sou contra a ajuda de outras pessoas para resolver um problema, mas existem duas formas de fazer isso. Discretamente, sem causar muito alvoroço, dando dicas silenciosas para que o responsável tome as providencias necessárias ou, expondo o problema para o chefe e companheiros de trabalho ao mesmo tempo em que informa o responsável.

O solucionador de problemas dos outros também é extremamente curioso! Em outra reunião, onde estavam participando Wesley e Pedro, após ser massacrado com cobranças relativas aos seus próprios problemas Wesley perguntou:

- E o seu material Pedro,  chegou?

- Sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário