quinta-feira, 25 de julho de 2013

A chegada de um novo Chefe

Ao voltar de férias, Pedro se deparou com a notícia de que a área em que ele trabalhava teria um novo chefe.

Ele sempre teve bastante ressalvas no trato com seu antigo chefe, preocupação em medir as palavras e um certo temor em desagrada-lo. Seu antigo chefe era bem mais velho que ele.

Porém tudo isso perdeu o sentido com a chegada do seu novo chefe. Esse último tinha praticamente a mesma idade de Pedro e eles se conheciam bem. Pedro sabia das suas malandragens e das suas fraquezas. Com isso, ele abandonou o paradigma de que o chefe reina de um trono e começou a encará-lo como alguém normal, alcançável. Na prática o chefe ocupa uma função temporária cujo objetivo é tomar decisões pelo setor, unificar as informações e reportá-las para seu superior imediato. Seguindo os moldes da piramide organizacional.

A construção da carreira é um processo muito pessoal. Algumas pessoas podem ajudar por meio de exemplos ou de conselhos. Porém, assim como na vida, todos estão tentando trilhar o seu caminho e ninguém sabe exatamente onde vai chegar.

Existem muitas fontes de estudo sobre o mundo corporativo, como livros, revistas específicas de carreira, feiras e palestras. Elas podem ajudar bastante na condução da carreira.

Porém, os motivos que levam uma pessoa a alcançar um  cargo de chefia são difíceis de dizer. Cada indivíduo contribui com seu toque pessoal.
O perfil do novo chefe de Pedro se encaixa em algumas das receitas de bolo que são discutidas pelas mídias especializadas. Porém também acrescenta alguns dos seus temperos próprios. Tem bastante conhecimento prático e técnico, senso de organização, tomava decisões rápidas, se envolvia em vários assuntos e era muito consultado tecnicamente.

Segue mais algumas características:

- Não lia revistas especializadas como Exame ou Você S/A
- Muito competitivo
- Muito focado
- Fazia muita hora extra
- Não falava de outra coisa além do trabalho. Inclusive durante os happy hours.
- Não era bonzinho
- Tinha muita experiência
- Era metódico e detalhista
- Possuía um alto conhecimento sobre o produto e o processo que envolve seu trabalho
- Seus projetos, feitos antes de virar chefe, são referencia de projeto bem feito.
- Não falava inglês
- Nunca fez MBA


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