domingo, 4 de agosto de 2013

"Se fosse fácil achar o caminho das pedras, tantas pedras no caminho não seriam ruim"

A frase do título deste artigo foi retirada da música dos Engenheiros do Hawaii, "outras frequências". Ela me faz refletir que muitas pessoas não alcançam sucesso nas suas atividades não por preguiça de seguir o caminho das pedras, mas por não conhece-lo.

Filhos de famílias mais abastadas e esclarecidas são direcionados de alguma forma pelos pais para o caminho das pedras.

Enquanto que os filhos de famílias mais pobres, que são maioria no Brasil, acabam ficando largados à deriva, sofrendo pequenas influencias desorganizadas dos pais, de algum parente, colegas do bairro, televisão, escola, etc. As consequências disso são pessoas presas a velhos conceitos, com criatividade limitada, desperdiçando seu tempo sem canalizar todo seu potencial nas suas atividades. Por isso informações sobre onde encontrar o caminho das pedras me atraem.

Em uma sociedade complexa e cheia de possibilidades como a nossa, existem uma infinidades de caminhos das pedras. Mesmo assim vou dar algumas sugestões.

Sites e revistas como VOCE S/A, EXAME, Pequenas Empresas Grandes Negócios e rádio CBN ajudam a encontrar o caminho das pedras por meio das suas matérias.

Todas as fontes que eu citei são da área de negócios. Isso acontece porque as pessoas dessas áreas estão mais avançadas na procura do caminho das pedras.

No fundo tudo se resume a ter um objetivo, ou um sonho, se os mais humanos assim preferirem, e colocá-lo em prática. Existem diversos métodos para fazer isso. A maioria deles se direcionam ao mundo corporativo pois nessas áreas existem pessoas interessadas nesses conteúdos. Mas esses métodos se aplicam a um professor, escritor, músico, alguém que trabalhe com filantropia, estudante, filósofo, etc.

Segue, para finalizar, um exemplo uma entrevista no programa Mundo Corporativo, da rádio CBN, sobre gerenciamento da carreira:

Um comentário:

  1. Se todos acharem o caminho das pedras, vai caber todo mundo no caminho? Se cada um buscar seu sonho penso que sim. Mas se todos buscarem ser ricos, milionários, não é possível. No capitalismo muitos são explorados por poucos.

    ResponderExcluir