sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Tempo de resposta



Por que uma pessoa parece enrolada? Creio que um profissional demora para atender a uma solicitação por dois aspectos, ou ele está inseguro ou está muito ocupado. E quem não gosta quando uma pessoa nos da respostas rápidas e objetivas? Que nos atende quando precisamos? 

Me lembro de um mestre de obras que me fascinava pela disponibilidade que ele tinha para nos atender. Entregava rápido o que lhe era pedido, apesar de ter tantas coisas para fazer. Por outro lado, havia um outro profissional que normalmente não conseguia atender a tempo o que lhe era pedido. Esse último também era um ótimo profissional, mas havia um desequilibro com uma ou com as duas características citadas acima. 

A segurança é conquistada com muita preparação para a função desempenhada. A experiência possibilita o desenvolvimento desse requisito. Quando se trabalha muito tempo em uma mesma função, naturalmente se desenvolve um rápido tempo de resposta. Mas normalmente, devido às mudanças do mundo corporativo, o profissional tem que se diversificar e atuar em funções diferentes. Com isso o seu tempo de resposta é reduzido, o que pode soar como insegurança. Mas por outro lado, fazer coisas diferentes aumenta a empregabilidade do profissional. Além de trazer uma série de benefícios para a empresa e para a pessoa. Nesses casos, quando se inicia uma atividade nova, é necessário mergulhar de cabeça para se conseguir um nível mínimo de segurança em um curto período de tempo. 

A disponibilidade é conseguida com uma boa organização do tempo, planejamento das tarefas, disciplina, foco e autoconhecimento. É necessário se conhecer para saber em quanto tempo conseguirá responder às demandas que nos são solicitadas. É necessário também saber dizer não quando não puder ajudar. E finalmente, é necessário renunciar a algumas oportunidades para não comprometer o seu tempo de resposta e a sua performance nos projetos já em andamento. Para quem gosta de fazer várias coisas, esse último item talvez seja o mais difícil. Ele deve ser compensado por meio do desenvolvimento dos pontos citados na primeira frase desse parágrafo. Ou seja, com mais disciplina e organização do tempo é possível aumentar a produtividade e realizar mais coisas. 

Saber se posicionar e estar preparado para as demandas que surgem todos os dias é um grande diferencial para um bom profissional. E você como se organiza para não parecer uma pessoa enrolada? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário