domingo, 4 de junho de 2017

O hábito da poupança


Napoleon Hill foi um escritor americano famoso na área de realização pessoal no século 20. Ele estudou as características comuns nos hábitos e nas personalidades dos homens que triunfaram em sua época, como Andrew Carnegie, John D. Rockfeller e Thomas Edison e as publicou em seus livros para que pudessem ser desenvolvidas por quem desejasse. Em um de seus livros mais famosos, A Lei do Triunfo, ele dedica um capítulo inteiro para falar do hábito de poupar. O que mostra que poupar era um hábito dessas pessoas.

Separei alguns significados bem interessantes da palavra poupar: Despender com moderação; economizar, evitar, tratar com indulgência; não fazer mal a, pôr a salvo; subtrair, viver economicamente; evitar despesas; economizar,. proteger-se (de esforço, incómodo) e esquivar-se (a coisa desagradável). Em momentos de crise econômica como a que estamos vivendo no Brasil, em que muitos trabalhadores estão ficando desempregados e com dificuldade de se recolocar no mercado de trabalho, o tema é bem relevante.

Por outro lado, aqui no Brasil não temos o hábito de poupar e o pior, muitas vezes isso é visto como algo ruim. Crescemos escutando frases do tipo "Pra que guardar dinheiro? A gente não leva nada para o caixão. E se eu morrer amanhã? Caixão não tem gaveta". Além disso quem guarda dinheiro é taxado de avarento e mão de vaca. Mas e se não morrermos amanhã?
  
Poupamos muita coisa na vida, sacrificando alguma coisa no presente para alcançar algo grande no futuro. Poupamos tempo de prazer trabalhando em algo que nos trará experiência, resultado e retorno financeiro. Para se formar é necessário poupar tempo de diversão com muito estudo e esforço. Quando fazemos uma dieta alimentar nos privamos de algumas comidas saborosas para termos mais saúde no futuro. Guardar dinheiro segue a mesma lógica.

Quando poupamos nossa renda, nos protegemos das oscilações da economia, dos altos e baixos do mercado e tomamos decisões na carreira de forma mais livre. Sem se importar com a falta do salário no final do mês. E criamos condições para comprar ou reformar uma casa e investir em empreendimentos pessoais.
 
Muita gente não poupa por falta de conhecimento, de educação financeira e pela falta da metodologia correta de gerenciar as finanças. Por isso acabam vivendo no modelo "desejar, comprar a prazo no crédito e pagar juros", no lugar do modelo "investir, aumentar o capital ganhando juros e comprar à vista com desconto".

Mas como poupar se não sobra nada no final do mês? A poupança está muito mais relacionada com a criação de um hábito e um modelo mental do que com ter dinheiro sobrando. Diferente de investir que está mais relacionado com o conhecimento técnico de onde buscar o melhor rendimento dentro das opções do mercado. Para ensinar o hábito da poupança eu recomendo três livros: Pai Rico e Pai Pobre, O Homem mais Rico da Babilônia e Os Segredos da Mente Milionária. O que eles tem em comum é que todos ensinam que uma poupança é construída principalmente com o hábito de guardar uma pequena porcentagem do salário todo mês durante muitos anos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário